Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

Tudo da Terra


Sabia que...

 

          O MEL

 

A composição química do mel depende de vários factores, dos quais se salientam: a espécie de abelhas, tipo de solo e de flora e o estado fisiológico da colónia.
De um modo geral podemos dizer que o mel é constituído por três componentes essenciais: água (17%), glícidos (80%) e substâncias diversas (3%), como aminoácidos, proteínas, enzimas, ácidos orgânicos e matérias minerais.

A cor do mel reflecte a sua composição, sendo tanto mais escuro quanto maior é o teor de substâncias minerais presentes.

Propriedades terapêuticas do mel:

O mel é fundamentalmente reconhecido como elemento energético, devido à sua composição em açúcares simples, facilmente absorvidos e transformados em energia pelo nosso organismo. A elevada concentração de açúcares presentes no mel, conjuntamente com a sua acidez, inibem a proliferação de agentes patogénicos. Assim, é-lhe reconhecido êxito no tratamento de: queimaduras, úlceras e feridas de difícil cicatrização, onde exerce a sua acção analgésica, anti-inflamatória e estimulante da reprodução celular.

A presença conjunta do cálcio, fósforo e magnésio fortalece a consistência óssea e favorece a tonificação muscular. O ferro em combinação com outros elementos, normaliza a composição sanguínea, enquanto que o potássio é responsável pela regularização do sistema vascular.


As enzimas presentes no mel estimulam o processo digestivo e têm acção benéfica em múltiplos processos metabólicos, no nosso organismo.

O mel pode ainda ser utilizado na profilaxia e terapia da gripe, pois torna o organismo mais resistente às infecções causadas por bactérias e vírus. Possui também poder anti-séptico e bacteriostático, inibindo o crescimento e desenvolvimento das bactérias.

Investigações recentes revelaram que diversos elementos constituintes do mel e da própolis têm propriedades anti-cancerígenas, apesar de não se saber como actuam no combate e destruição das células cancerígenas já existentes.